18.11.2020

MON comemora 18 anos com ações especiais para os visitantes

O Museu Oscar Niemeyer (MON) completa 18 anos no domingo, dia 22/11. Para celebrar, algumas ações foram preparadas para a ocasião: entre os dias 22 e 28, os visitantes do MON que completam 18 anos em 2020 terão entrada gratuita no Museu e também ganharão de presente máscaras personalizadas.


“Sabemos que muitos visitantes não puderam comemorar o aniversário neste ano por conta do isolamento social. Agora que o MON está novamente aberto, com todos os protocolos de segurança, esta é uma maneira de comemorarmos juntos e celebrar este momento, inspirados pela arte e seu poder de unir as pessoas”, comenta Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON.


Outra ação comemorativa acontecerá entre os dias 22 e 25, quando o fotógrafo Dico Kremer estará no Museu fotografando os visitantes enquanto percorrem as exposições. As imagens poderão ser vistas nos stories do MON no Instagram. A ação conecta os visitantes com a exposição “Gente no MON”, que apresenta fotografias feitas por Dico Kremer entre 2016 e 2019, quando ele registrou milhares de visitantes do MON e, agora, parte dessas fotografias está em exibição na Sala 7 do Museu.


Também como parte das comemorações do aniversário, no domingo, 22, ocorre o último encontro virtual de 2020 do programa “Artistas do Acervo”, edição “Conforto em Confronto”, com transmissão ao vivo pelo canal do MON no YouTube, às 16h. A live traz como convidada a artista Fernanda Magalhães, com mediação do professor e curador Paulo Reis.


A loja do MON também terá promoções para os visitantes na semana de aniversário. Entre os dias 22 e 28, cada 100 reais em compras na loja dará direito a um ingresso para o Museu. Além disso, diversos produtos selecionados estarão com descontos especiais.

 

Sobre o MON


O Museu Oscar Niemeyer (MON) pertence ao Estado do Paraná. O prédio original, sem a torre e o “Olho”, foi projetado por Oscar Niemeyer para ser a nova instalação do Instituto de Educação do Paraná (IEP). Além do prédio principal, o projeto previa a construção de um ginásio e uma sala maternal com jardim de infância, o que não aconteceu – o IEP nunca funcionou no prédio do MON.


Antes de se tornar um Museu, o edifício, que só foi concluído em 1978, abrigou as secretarias do Estado do Paraná até o início dos anos 2000, quando começaram as negociações para a transformação do espaço em um museu de arte.


Em 2002, Oscar Niemeyer, então com 93 anos, foi convidado para fazer um projeto de reestruturação do antigo edifício. Ao ser informado sobre a grandiosidade do terreno, projetou um anexo em forma de olho. O nome do Museu é uma homenagem ao arquiteto.


A instituição abriga referenciais importantes da produção artística nacional e internacional nas áreas de artes visuais, arquitetura e design, além da mais significativa coleção asiática da América Latina. No total, o acervo conta com aproximadamente 7 mil peças, abrigadas em um espaço superior a 35 mil metros quadrados de área construída, sendo 17 mil metros quadrados de área para exposições, o que torna o MON o maior museu de arte da América Latina.

 

Serviço

 

Museu Oscar Niemeyer (MON)

www.museuoscarniemeyer.org.br

Facebook e Instagram: @museuoscarniemeyer

YouTube: https://bit.ly/MONnoYoutube

 

Rua Marechal Hermes, 999

Visitação: terça-feira a domingo, das 10h às 18h

R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada)

Quartas gratuitas (oferecimento do Governo do Estado do Paraná)